Smordgasbord

 

 

SMORDGASBORD

O tradicional  smörgåsbord consiste em pratos quentes e frios. É habitual começar com os pratos de peixes frios em que participa o arenque ( herring ), salmões, enguia e muitos outros. Após as entradas de peixe, a refeição continua com outros pratos frios, de carnes fumadas ( sobretudo rena ) acompanhada de pepinos de conserva. Acaba com os pratos quentes, preferencialmente com almondegas acompanhado de puré de batata e môlho de mirtilo. A sobremesa  pode ( ou não ) fazer parte do smörgåsbord, normalmente são tartes de fruta com natas ácidas.A palavra sueca “smörgåsbord” é uma palavra da combinação que resulta das palavras smörgås ( “sanduíche“) e Bord (“tabela”). “Smörgås” (sanduíche) consiste, por sua vez, nas palavras smör (literalmente “manteiga”) e gås (literalmente “ganso” ).

Com o tempo, na indústria da alimentação, o termo começou a aplicar-se à primeira fase da refeilção tradicional, no qual são montadas em cima de pâo de centeio escuro diversas composições. Eis aa que eu prefiro.

 

ARENQUE

Ingredientes :

1 (chá) de endro ( dill ) fresco picado

 

2 de vinagre de vinho branco

2 (sopa) de xerez seco

2 (sopa) de açúcar

2 ramos de endro ( dill ) para a guarnição ou folhas tenras de alface

pão de forma de centeio

1 cebola média cortada em rodelas não muito finas

filetes de 2 arenques em conserva

pimenta preta moída na hora


Enxaguar muito bem os filetes de arenque, escorrer e secar com papel absorvente. Colocar numa travessa, com a cebola, o açúcar, a pimenta, o endro, o xerez e o vinagre. Misturar tudo muito bem, mas com cuidado para não partir os filetes. Cobrir a travessa com um pano  limpo e deixar em lugar fresco, ou na parte inferior da geladeira, por 3 a 4 horas. Passado este tempo de repouso, escorrer bem os filetes de arenque e servir guarnecido com os ramos de endro ou as folhas de alface e um bocado de cebola que estava na marinada.


 

SALMÃO COM GRAVELAX

Ingredientes :

pão de forma de centeio

salmão fumado

môlho gravelax

 

Colocar as fatias do salmão fumado por cima do pão, pincelar com gravelax e servir

NB : hoje já é possível comprar frascos com o môlho gravelax já feito.

 

CAMARÃO COM CHUTNEY

Ingredientes :

pão de forma de centeio

camarão cozido descascado

chutney de alperce

limas

 

Barre o pão com o chutney, coloque por cima os camarões preenchendo o espaço da forma, deite umas gotas de lima por cima. 

 

 

 

publicado por Maurício Barra às 08:00 | comentar | favorito