O Bôlo de Chocolate da Minha Irmã

 

 

O BÔLO DE CHOCOLATE DA MINHA IRMÃ

 

 

Não sei fazer doçaria. As minhas artes pararam nos salgados e afins. Quando tenho de improvisar faço sempre as mesmas coisas ( sôpa de frutas com amaretto, requeijão com compota de abóbora e chocolate quente, etc ), as quais são um bom recurso para esconder a incompetência. Mas gosto muito bôlos : homem que é homem gosta do que é dôce.

Aqui perto, no Mucifal, existe um restaurante familiar com boa comida tradicional, o Central, o qual tem um óptimo bôlo de chocolate, diferente, numa versão que mistura bôlo e mousse, coberto por uma capa crocante de chocolate. Muitos de nós falamos desse bôlo, alguns tentaram imitá-lo em casa e nada, ninguém consegue aproximar-se daquele conjunto de texturas e sabores.

Mas eu estava esquecido do factor irmã. A minha irmã Rosário é uma excepcional doceira e, esta Páscoa, surpreendeu-nos com um bôlo que " já não fazia há algum tempo ". Fiquei parvo : era o bôlo do Central, mas muito melhor, mais completo.

Pedi-lhe a receita e assim apresento-vos a versão original deste bôlo de chocolate, o que a minha irmã fez. Infelizmente não fui a tempo de tirar a fotografia do mesmo, por isso a foto acima é do outro bôlo.

 

IRISH WHISKEY TORTE

 

Ingredientes Fundo:

6 gemas. 100 gr açúcar, 3 colh sopa de água, 75 gr maizena, 3 colh sopa cacau, 1 colh chá rasa de fermento em pó.

Ingredientes Recheio:

300gr chocolate negro, 1/2 chávena de água, 4 folhas gelatina branca, 1/2 chávena de whisky, 6 claras de ovo, 1 pitada de sal, 400gr natas, 1 colh sopa bem cheia de açúcar.


Fundo:

Bater as gemas, açúcar e água até ficar bem cremoso. Juntar a maizena, o cacau e o fermento e misturar ao creme de ovo. Pôr a massa numa forma redonda de fundo móvel previamente untada e levar ao forno (180º) por 35 minutos. Deixar arrefecer e cortar ao meio no sentido horizontal. Colocar a parte inferior num prato de servir e circundá-la com o aro da forma.

 


Recheio:

Partir o chocolate em bocados e derretê-lo em banho maria juntando a água.Derreter na cobertura líquida a gelatina previamente espremida. Bater as claras em castelo com o sal e incorparar-lhes a cobertura já fria e o whisky. Borrifar o fundo do bolo com whisky antes de por o creme de chocolate e alisá-lo. Pôr o fundo do bolo durante 1 hora no frigorífico. Bater as natas com o açúcar e colocá-las sobre o creme de chocolate. Borrifar o 2º fundo com whisky e colocar o lado embebido sobre as natas e carregar um pouco Guardar o bolo 2 a 3 horas no frigorífico.


Antes de servir  decorar com framboesas.

 

publicado por Maurício Barra às 18:17 | comentar | favorito