Os Ovos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

" FAITES VOUS OEUFS "

 

Os ovos são incontornáveis. Participam em todas as etapas da refeição ( sôpas, entradas, peixe, carne, sobremesa ), a acompanhar ou a integrar a confecção.

Decidi dar-lhes o lugar de destaque. Ou seja, escolhi duas receitas em que desempenham o papel principal. Uma alentejana, antiga, meio esquecida, e que é uma das melhores associações ao ovo que eu conheço. Outra  madrilena, antiquíssima, um autêntico atentado de colesterol que não deve ser mencionado ao vosso médico particular.

 

OVOS DE TOMATADA

 

Para esta receita recomendo o tomate coração de boi, como é conhecido no Alentejo, mas que sei que tambem existe no  Ribatejo, no Douro e no Minho. É um tomate grande, engelhado na parte superior, muito vermelho, com um sabôr intenso. Não é um tomate industrial ( vocês sabem que 90% do tomate à venda em Portugal é industrial, não sabem ? Apanhado verde, formatado para o industría, resume-se a duas estirpes : o que não é processado, vendem-nos a nós )

Mas vamos à receita.

Cortar cebola em meias luas e levar a branquear em azeite numa frigideira. Juntar tomate despelado cortado em dados e salsa cortada à mão. Deixar desfazer em lume lento.

Juntar os ovos e deixar escalfar dentro do môlho. Temperar com sal e pimenta preta.

Servir com fatias de pão casqueiro ( alentejano de fermento completo ), ligeiramente tostadas, e uns pedacinhos de chouriço frito em azeite..

 

 

HUEVOS ROTOS COM PATATAS E JÁMON

 

Esta receita é um dos pratos emblemáticos do  mais antigo "comedor" de Madrid, a Casa Lucio, uma antiga taberna do século XIX situada em plena Via Latina. Hoje remodelado e com um sucesso permanente, aí se come o repositório tradicional da cozinha madrilena. " Se pode  comer de todo", a começar pelas suas famosas tapas, mas manteve sempre na sua ementa, alem de outros monumentos gastronómicos, os "huevos rotos con patatas ".

"Sencillo", é viciante pela conjugação de sabores.

Corte batatas em palitos e frite-os em azeite.

Numa frigideira, leve a fritar até ficarem crocantes fatias de presunto. Retirar e colocar em cima das batatas fritas.

Na mesma frigideira e no mesmo azeite, frite vários ovos. Coloque-os por cima do presunto e das batatas, corte as gemas com uma faca e sirva.

 

 

publicado por Maurício Barra às 08:57 | comentar | favorito
tags: