Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sala de Jantar

As minhas receitas, as receitas de outros e umas deambulações pela gastronomia. Sabores com memória, sabores para partilhar.

Sala de Jantar

As minhas receitas, as receitas de outros e umas deambulações pela gastronomia. Sabores com memória, sabores para partilhar.

Alfredo Saramago

Maurício Barra, 20.06.10

 

 

Alfredo Saramago, já falecido, foi, a par de Maria de Lurdes Modesto, um excepcional divulgador da(s) gastronomia portuguesa. Aliou sempre à sua mundivivência epicurista, uma grande seriedade na investigação das artes da cozinha e o seu enquadramento etnográfico. Editou vários livros de gastronomia e de história e tradição gastronómicas. Nesses livros, utilizou com rigor as fontes escritas, mas também aquelas provenientes da tradição oral e da sabedoria popular. Trata-se de um autor indispensável para quem gosta de boa gastronomia e uma fonte inestimável para a história e antropologia das tradições gastronómicas portuguesas.

Dsa várias publicações editadas da sua autoria,  destaco :

Cozinha do Minho ( 2000 ), Cozinha Algarvia ( 2001 ), Cozinha da Beira Interior ( 2002), Cozinha da Beira Litoral ( 2003 ), Para uma História da Alimentação de Lisboa e seu Termo ( 2004 ) e Fé e Grandeza-A Boa Vida de uma Casa Monástica ( 2005 ). E a que apresento acima, a incontornável  Cozinha do Alentejo, em parceria com Manuel Fialho.

 

 

4 comentários

Comentar post