O Melhor Bôlo de Chocolate do Mundo

 

 
O MELHOR BÔLO DE CHOCOLATE DO MUNDO
 
O melhor bôlo de chocolate do mundo é o que nos satisfaz plenamente quando o saboreamos.
Assim , tirando alguma relatividade " ao melhor", existe um bôlo de chocolate que assim se intitula e que faz sucesso. Encontrei a receita ( ou uma versão próxima) e, como hão-de reparar, o "truque" são os wafers, que dão uma sensação crocante à consistência da massa do bôlo.
Eis a receita, tal como a recolhi :
 
Ingredientes,
200g de chocolate 70 % de cacau

 175g de manteiga
5 c. sopa de açúcar
6 ovos
2 pacotes de waffers de chocolate
3 pacotes de natas , batidas com 3-4 colheres de açúcar
100g de nozes picadas ( opcional )

Para a mousse,
derrete-se o chocolate em banho-maria (ou no microondas) com a manteiga; bate-se o açúcar com as gemas até engrossar e junta-se o creme de chocolate. Envolve-se, sem bater, com as claras batidas em castelo firme e leva-se ao frigorífico por uma hora, . Entretanto, batem-se as natas, que devem estar bem frias, e junta-se-lhes o açúcar, batendo mais até endurecerem bem (cuidado para não se transformarem em manteiga) e reservam-se. Esmigalham-se as waffers a mão (à máquina ficam finas demais) e reservam-se.

Para a montagem,
forra-se uma forma alta de fundo falso e de abrir com uma rodela, cortada à medida, de papel vegetal e mais uma tira a forrar as paredes. Todo o papel deve ser pincelado com manteiga derretida e depois polvilhado com uma parte das waffers esfareladas. Com a forma montada, deitam-se camadas de wafers, mousse e natas, sucessivamente, até encher a forma, tomando cuidado para ficarem lisas, o que não é nada fácil. Vai ao frio umas horas (se for uma noite, melhor) e desenforma-se com muito cuidado (deixando a base de papel) para um prato raso meia hora antes de servir, e polvilha-se com as nozes picadas.

 

 

 

publicado por Maurício Barra às 10:51 | comentar | favorito